O programa Mindful Self-Compassion

chriskristin

O programa Mindful Self-Compassion (MSC) foi desenvolvido por Kristin Neff, primeira pesquisadora no campo da autocompaixão (Self-Compassion.org) e autora do livro Self-Compassion e Christopher Germer (Mindful Self-Compassion.org), psicólogo clínico e autor do livro Mindful Self-Compassion. 

O MSC combina ferramentas de atenção plena (ou mindfulness) e autocompaixão, proporcionando uma ferramenta poderosa para a resiliência emocional. A atenção plena é o primeiro passo para a cura emocional – desenvolver a capacidade de se direcionar e reconhecer pensamentos e emoções difíceis (como inadequação, tristeza, raiva, confusão) com um espírito de abertura e curiosidade. A autocompaixão envolve responder a essas experiências difíceis com bondade, simpatia e compreensão de modo que possamos nos confortar e acolher quando estamos sofrendo. Pesquisas têm demonstrado que a autocompaixão aumenta significativamente o bem-estar emocional, está diretamente relacionada à felicidade, reduz ansiedade e depressão, e pode inclusive contribuir com um estilo de vida mais saudável. As habilidades de atenção plena e compaixão nos conduzem a um maior bem-estar e leveza em nossa vida diária. 

Quem pode se beneficiar com o curso?

O programa pode ser aprendido por qualquer um. Basicamente, consiste em evocar repeditamente a gentileza conosco especialmente quando não nos sentimos bem – cultivando o mesmo desejo de que todos os seres tenham uma vida feliz e estejam livres do sofrimento. 

A maioria de nós sente compaixão quando algum amigo próximo está sofrendo. Como seria, no entanto, se pudéssemos receber o mesmo carinho e atenção quando mais precisamos? Tudo o que isso requer é uma mudança na direção da nossa atenção – reconhecendo que, enquanto ser humano, você, também, é merecedor(a) de receber cuidado e compaixão. 

Ao longo do curso, você aprenderá:

  • como parar de ser tão duro(a) consigo

  • como lidar com emoções difíceis com maior facilidade

  • como se motivar com encorajamento ao invés de crítica

  • como transformar relações difíceis

  • práticas de atenção plena e autocompaixão para a sua vida diária

  • teorias e pesquisas por trás do programa

  • como se tornar o(a) seu(sua) melhor professor(a)

Um estudo controlado e randomizado demonstrou que o programa aumentou significativamente a compaixão consigo e com os outros, a atenção plena, satisfação com a vida, assim como diminuiu a depressão, ansiedade e estresse. Os resultados foram relacionados a quanto a pessoa praticou atenção plena e autocompaixão na sua vida diária. Para acesso ao artigo completo (em inglês), clique aqui (PDF).

 

 

Anúncios