Mindful Self-Compassion em Porto Alegre – 2017

IMG_0901

 

A maioria de nós sente compaixão quando um amigo próximo está em sofrimento. Como seria receber a mesma atenção gentil de você quando você mais precisa?

Tudo o que é necessário é uma mudança de atenção – reconhecendo que, como ser humano, você também merece cuidado. A autocompaixão envolve a capacidade de nos confortar, e motivar-nos com encorajamento quando sofremos, falhamos ou temos a sensação de inadequação. A autocompaixão é uma habilidade que também pode ser aprendida quando nos conectamos com a nossa compaixão inata para os outros.

Pesquisas recentes demonstram que a autocompaixão está fortemente associada ao bem-estar emocional, lidar com desafios da vida, menores níveis de ansiedade e depressão, hábitos saudáveis, como dieta e exercício, e relacionamentos pessoais mais satisfatórios.

Felizmente, a autocompaixão pode ser aprendida por qualquer um, mesmo por aqueles de nós que não aprenderam essas habilidades quando éramos crianças.

O programa Mindful Self-Compassion foi elaborado por Kristin Neff e Christopher Germer com o objetivo de ajudar as pessoas a cultivarem maior gentileza consigo, principalmente nos momentos difíceis. Movidos por experiências pessoais que os possibilitaram conhecer diversas ferramentas que contribuem com o desenvolvimento da autocompaixão, Chris e Kristin têm beneficiado milhares de pessoas ao redor do mundo inteiro através desse lindo projeto.

Ao longo do curso, você aprenderá:

  • como ser mais gentil consigo

  • como lidar com emoções difíceis com maior facilidade

  • como se motivar com encorajamento ao invés de crítica

  • como transformar relações difíceis

  • práticas de atenção plena, autocompaixão e apreciação para a sua vida diária

  • teorias e pesquisas por trás do programa

 

Este programa é designado para pessoas do público em geral. A experiência de meditação não é necessária para participar do MSC. São todos bem-vindos!

As atividades do programa incluem conversas curtas, exercícios experienciais, meditação, discussão em grupo e práticas informais. O MSC é uma oportunidade para explorar como normalmente respondemos quando surgem dificuldades em nossas vidas e para aprender ferramentas que nos ajudam a cultivar maior gentileza e cuidado conosco.

O programa MSC é terapêutico, mas não é terapia. A ênfase do programa é aumentar os recursos emocionais para enfrentar desafios emocionais, antigos e novos. O MSC também não é principalmente um tipo de treinamento de atenção plena; O MSC é um treinamento de compaixão baseado na atenção, no qual a qualidade de gentileza é enfatizada mais do que a própria consciência.

Em um estudo randomizado e controlado, o MSC aumentou significativamente a autocompaixão, a compaixão pelos outros, a atenção plena e a satisfação com a vida, além de diminuição da depressão, ansiedade e estresse. As melhorias estavam ligadas ao quanto uma pessoa praticava em suas vidas diárias.

Quando?

Em quatro domingos, nos dias 06/08, 20/08, 03/09, 17/09, das 10h às 18h. 

Obs: teremos também um retiro no último sábado, no dia 16/09, das 15h às 19h. 

Onde?

Em Porto Alegre, na Psique – Clínica Terapêutica (R. Felicíssimo de Azevedo, 1362).

Quem vai oferecer?

Caroline Bertolino

Para se inscrever, você pode enviar um e-mail para autocompaixao@gmail.com ou mensagem/Whatsapp para (51) 981415335.

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Mindful Self-Compassion em Porto Alegre – 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s